Um pouco do meu livro: Propósito
- Daphne Becker
- May 30
- 2 min read

Como já contei aqui, lancei um livro chamado Marketing sem Mágica. E para que você entenda um pouco o que pode aprender com ele, vou dar uma pincelada aqui.
Você sabe qual é o propósito da sua empresa? Se você acha que o propósito é gerar lucro, você pode estar sem um propósito definido. Toda empresa abre com o objetivo de ter lucro, caso contrário seria uma ong. Seu propósito é o que difere a sua empresa do seu concorrente.
Seu propósito deve estar claro para você, para os seus colaboradores e clientes. É aquela motivação para sair da cama ao amanhecer e executar com prazer suas tarefas. Você pode ter o propósito ambiental, social, e ele não precisa falar do seu produto. Na minha agência de publicidade (ComPH), tenho como propósito fazer da minha empresa um lugar onde as pessoas (clientes e equipe) gostem de estar e queiram fazer parte. Isto que guia as minhas decisões.
Para te ajudar a descobrir o propósito da sua marca você pode pensar o que o mundo perderia caso você decidisse fechar a empresa. Que falta faria ao mundo? Que legado vai deixar?
Mesmo que inconsciente, sua empresa já tem um propósito, uma motivação para a existência.
Você conhece o “Círculo Dourado” (Golden circle) de Simon Sineck? Segundo o autor, todas as empresas sabem dizer o que fazem, algumas conseguem explicar como fazem, mas poucas sabem o porquê.
O quê? É o mais lógico, o que você vende, mais precisamente um produto ou serviço; Como? É o conjunto de processos, a sua rotina e a forma que você realiza o trabalho; Por quê? É o propósito da empresa, aquilo que justifica sua existência para o mundo.
Quando vendemos o porquê, passamos a trabalhar as emoções dos nossos clientes, e quando temos estes conectados ao nosso propósito, o que vendemos já não importa, pois independente do que “lançarmos” o cliente vai desejar. Acho que se você lembrar de marcas como Apple ou Starbucks fica mais fácil de você entender.
Se você é empresário sem u propósito claro, sugiro iniciar hoje este estudo. Seus clientes precisam saber porque comprar DE VOCÊ.
Se quiser aprender mais, pode adquirir meu livro na Amazon, Uiclap ou Hotmart!
Boa semana.
Daphne Kich Becker


Comments