Cheiros e músicas
- Daphne Becker
- May 30
- 2 min read
Incrível como as músicas têm o poder de nos levar pelo tempo né?
Os cheiros também, tipo o protetor solar que nos leva para à praia, ou piscina...Ou um cheiro que nos faz lembrar alguém...Uma vez peguei um ônibus para Cachoeira do Sul onde tinha alguém com o exato cheiro do meu avô paterno que já faleceu. Chorei a viagem inteira.
Mas voltando à música, tem algumas que eu nem gosto de ouvir com frequência, para que eu nunca perca aquele sentimento que me dá a cada vez que escuto. A banda “O Surto”, tem uma música chamada “Tudo é possível” que me leva para um encontro de Interact na cidade de Três Passos. Eu era muito jovem, deveria ter uns 14 anos (há 25 anos) e ainda consigo sentir aquela mesma alegria, de jovem descobrindo o mundo, sempre que a ouço.
Hoje estou trabalhando de casa sem a Alexa, e resolvi ligar músicas muito antigas que tenho salvas no computador. É um misto de sentimentos. Bili Rubina, Vitor e Leo, Ivan Lins e outras preciosidades que nunca lembro de pedir à Alexa.
Você já ouviu a música “Vitoriosa” do Ivan Lins? Nossa, sou apaixonada... “Quero sua risada mais gostosa, esse seu jeito de achar que a vida pode ser maravilhosa. Quero sua alegria escandalosa, vitoriosa por não ter vergonha de aprender como se goza...”
Além da letra ser linda, me traz sentimentos bons porque a minha mãe sempre ouviu muito Ivan Lins na minha infância, assim como meu pai sempre foi muito fã de Elis Regina (de quem foi amigo na infância), Maria Bethânia, Gal costa e tantos outros cantoras que formaram meu gosto musical tão eclético, que nenhuma inteligência artificial do tipo Alexa me acompanha.
Enquanto lia garanto que você pensou em algumas músicas ou cheiros que te transportam em uma viagem no tempo. É por isso que o marketing também trabalha os sentidos, como o cheiro da Melissa, o gosto da Colgate ou as músicas/ jingles que memorizamos com facilidade. Até hoje eu sei o telefone de uma farmácia da cidade pelo jingle que tinham há 15 anos...A farmácia já está no segundo nome depois daquele e eu ainda recordo.
Mas lembre de usar o marketing sensorial com sabedoria. Um dia recebi um produto que chegou com muito perfume, e era o mesmo que a petshop usa no meu cachorro. Me trouxe um estranhamento muito negativo.
Mas independente, tente associar músicas e cheiros a momentos bons, assim você conseguirá relembrá-los em diversos momentos da sua vida!
Daphne Kich Becker


Comments